Bebida feita à base de destilado de uva é sucesso no Peru e Chile!

“Shot, Shot, Shot”… gritava o garçom a plenos pulmões no barzinho que ficava em nosso hostel no Peru, na cidade de Cusco. Em sua mão, ele levantava orgulhosamente uma taça de Pisco Sour, bebida típica sul-americana. E no mesmo mochilão, vagando por São Pedro de Atacama e Santiago do Chile, lá estava o drink novamente. 

Mas, de onde vem tal iguaria? Saiba que existe uma “rixa” entre o Chile e o Peru sobre a origem do Pisco Sour. Ambos os países disputam a propriedade da bebida, reivindicando-a como drink nacional.

Para você ter uma noção do sentimento de pertencimento em relação ao drink e da força que ele tem na cultura local, desde 2004 o Peru celebra o Dia do Pisco Sour, sempre no primeiro sábado de fevereiro. 

Receita do Pisco Sour

Se você está curioso para saber o sabor do Pisco Sour, digamos que ele lembra um pouco a caipirinha brasileira. O drink tem como base o Pisco, aguardente obtida por meio da destilação da uva, com teor de álcool entre 38 e 48%. Sua origem vem do século 17, no vale do Ica, que fica próximo a um povoado nomeado como Pisco. 

Para compor o drink, a receita do Pisco Sour contém: xarope de açúcar, limão, clara de ovo (isso mesmo), e gelo. Anota aí:

  • 3 doses de pisco
  • 1 dose de xarope de açúcar 
  • 1/2 clara de ovo fresca
  • 1 dose de suco de limão
  • 4 pedras de gelo
  • 2 gotas de amargo de angostura (essência de ervas com sabor amargo ou agridoce)

Misture em uma coqueteleira, ou no liquidificador, o pisco, suco de limão, a clara de ovo e o xarope de açúcar, além do gelo. Bata tudo. Sirva o drink em três momentos diferentes – primeiramente, um terço do copo. Pare, balance um pouco novamente, e repita o processo. Para dar um toque especial, pingue as gotas de amargo de angostura na espuma. 

Museu do Pisco

Fonte: Museo del Pisco

Se você estiver passeando por Cusco, Arequipa, Lima ou Miraflores, e quiser ter uma experiência imersiva com o drink e sua história, não deixe de visitar o Museo del Pisco, que funciona como museu e bar. Você poderá provar diferentes versões da bebida e ainda aprender a prepará-la.

Leia também: Como chegar em Machu Picchu

Você também pode gostar:

2 comentários

  1. A lembrança do garçom gritando “shot, shot, shot” veio nitidamente! Hahahaha achei bem bacana a bebida, mas nossa caipirinha ganha! E, sinceramente, pelo pouco que pude vivenciar nos países, acho que a Pisco Sour tem mais a ver com o Peru!

Comentários estão encerrado.